Dermafolia! O Carnaval vem aí!

Está chegando o Carnaval! Época de diversão, folia e música! Mas…Cuidado! A pele, o cabelo e os pés podem sofrer muito com esta época do ano, e consequentemente prejudicar nossa saúde, assim, o que era para ser curtição pode virar uma tragédia. Afinal, tudo em excesso faz mal!

            A regra básica e número 1 é:  em bloquinhos de rua, praias e festas ao ar livre use protetor solar! Precisa ser com FPS de no mínimo 30, reaplicado a cada 2 horas, porque o produto sai com o suor. É melhor ficar de camiseta para proteger os ombros! E não se esqueça de passar protetor solar labial. Use também bonés, chapéus e óculos de sol! Ninguém vai querer uma queimadura solar ou um câncer de pele como resultado do Carnaval né?!

            E quem for usar maquiagem e tintas tome muito contato! Faça um teste na véspera para saber se você não tem alergia. Coloque um pouquinho do produto no próprio punho e observe por algumas horas se não haverá vermelhidão e coceira, a chamada dermatite de contato. E mesmo assim, atenção ao usar estas substâncias e se expôr ao sol, pois muitas podem reagir e causar manchas e queimaduras. Escolha fantasias leves e evite tecidos sintéticos como lycra, nylon e cetim, com muita coloração, que podem causar irritações.

            Outra dica importante é lembrar de que toda vez que entrar em contato com frutas cítricas, como o limão, tangerina, in natura ou mesmo em sucos e sorvete, lavar bem a região com água e sabonete e aplicar protetor solar no local antes de exposição solar para evitar queimaduras e manchas, conhecidas pelos dermatologistas como fitofotodermatoses.

            A base para aguentar tantos dias de folia são os pés, né?! Então cuide bem deles! Proteja os pés usando sapatos confortáveis e folgados. Se surgirem bolhas o melhor é não estourar para não infeccionar, proteger com um curativo e usar um sapato que não provoque atrito na região. E se caso levar um pisão no pé e ficar com a unha roxa não tente removê-la ou usar receitas caseiras! Procure um dermatologista.

            Em tempos de dengue não se esqueça de usar repelente, para evitar a picada de insetos. Ele deve ser aplicado por cima do filtro solar e das roupas. E também tem que ser reaplicado. “E bebeu agua? Não!!! Tá com sede?” Precisa se hidratar muito porque o excesso de calor e de atividade faz aumentar o suor e, consequentemente, pode levar à desidratação.

            E é claro…Jamais deixe de usar camisinha! Além de uma gravidez não planejada, as infecções sexualmente transmissíveis podem trazer vários problemas à saúde. Tem que se proteger de sífilis, HPV, HIV, hepatites B e C!

            Depois de tomar as devidas precauções se jogue na folia! Bom carnaval! Aproveite cada minuto! E segue no bloquinho Dermafolia!

Dr Diogo Pazzini
CRM 150149 – RQE 80750

Compartilhe

Outras Especialidades

Psoríase

Afinal, o que é Psoríase?

Doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa. É cíclica, ou seja, apresenta sintomas que…

cirurgia

Cauterização Química

Aplicação de uma substância cáustica ou ácida sobre uma lesão, com o objetivo de removê-la. Geralmente esta técnica é utilizada para tratar queratoses actínicas, queratoses

clínica

Micoses

São infecções causadas por fungos que atingem a pele, o cabelo e as unhas. Podem se apresentar de várias formas, dependendo o local acometido. Podem

clínica

Psoríase

Doença da pele crônica, cíclica e não contagiosa. Sua causa é desconhecida, mas pode estar relacionada ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente

clínica

Lúpus

O Lúpus Eritematoso é uma doença auto-imune, ou seja, uma alteração do sistema imunológico que passa a produzir anticorpos contra as próprias células, provocando inflamação

clínica

Hiperidrose

É o suor excessivo e acontece quando as glândulas sudoríparas são hiperfuncionantes. Pode decorrer de diferentes causas, como fatores emocionais, hereditários ou doenças. Diferentes regiões

Especialidades

A área estética na dermatologia é chamada de cosmiatria, com o objetivo de cuidar da beleza por meio de tratamentos e procedimentos, de forma ética e profissional.

A dermatologia clínica é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das enfermidades relacionadas à pele e aos anexos cutâneos.

Área da dermatologia especializada em procedimentos diagnósticos, cirúrgicos, estéticos e oncológicos com o objetivo de prevenir, restaurar e manter a saúde da pele, cabelo e unhas.