Clínica

Doença inflamatória da pele, sendo que existem vários tipos de acne: vulgar, neonatal, infantil, cosmética, da mulher adulta, medicamentosa. As principais causas para sua aparição são: fatores genéticos, hipersecreção sebácea, distúrbio da queratinização folicular, ação da bactéria Cutibacterium acnes e alterações hormonais. Após a consulta, podem ser traçados diversos planos terapêuticos, de acordo com cada especificidade.

O dermatologista também é o médico que cuida da saúde do cabelo e dos pelos do corpo, diagnosticando várias doenças que o afetam. Os tratamentos da área da tricologia são vários e vão ser programados de acordo com a doença capilar de cada paciente, diagnosticado na consulta, por meio de história e exame clínicos, tricoscopia (exame do couro cabeludo através de um aparelho), exames laboratoriais e biópsia, conforme a necessidade.

Queda de cabelo e alterações capilares, além de prejudicar a questão estética pode ser um sinalizador de doenças internas!

Unhas fracas e quebradiças é um problema frequente devido à exposição por agentes agressores, tais como excesso de água, produtos de limpeza e acetona. Além disso, diversas doenças e carência de vitaminas podem enfraquecer e alterar as unhas.

Fungos e bactérias podem estar colonizando as unhas. E também pode haver câncer acometendo as unhas.

Portanto, durante a consulta pode ser feito o exame clínico, a dermatoscopia, solicitação de exames laboratoriais e exame micológico direto.

Câncer de pele é causado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Os tipos mais comuns são os carcinomas basocelulares e espinocelulares. O melanoma é o tipo mais agressivo de câncer de pele, podendo levar à morte, quando em estágio avançado. 

O principal fator de risco é a exposição excessiva ao sol e o uso de câmaras de bronzeamento.

A dermatoscopia é um exame realizado pelo dermatologista que permite diagnosticar e classificar os tipos de câncer de pele, direcionando para a biópsia e tratamento cirúrgico.

A dermatite seborreica é uma inflamação na pele de caráter crônico que causa principalmente descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e orelhas. A doença não é contagiosa e não é falta de higiene. Há tratamento para o controle e evitar os quadros de exacerbação.

Várias doenças dermatológicas recebem o nome de dermatite.

A dermatite irritativa é causada por substâncias ácidas ou alcalinas, como sabonetes, detergentes, solventes ou outras substâncias químicas. Pode aparecer na primeira vez em que entramos em contato com o agente causador.

A dermatite alérgica de contato aparece após repetidas exposições a um produto ou substância. Ocorre, em geral, pelo contato com produtos de uso diário e frequente, como perfumes, cremes, esmaltes, etc.

Já a dermatite atópica é uma doença genética, crônica, cuja principal característica é uma pele muito seca com coceira e vermelhidão, principalmente em áreas de dobras.

A dermatoscopia é uma área da dermatologia, em que é feito um estudo das lesões de pele por meio de um aparelho que consegue aumentar a visualização de estruturas profundas. Assim é possível um melhor diagnóstico de doenças mais graves, como diferentes tipos de câncer de pele e também as doenças do couro cabeludo.

São doenças causadas por vírus que acometem a pele. Como exemplo, podemos citar herpes simples, herpes zoster, varicela e verrugas (vulgares, plantares, anogenitais). O tratamento é feito a partir do diagnóstico dermatológico.

É um processo inflamatório que atinge as glândulas sudoríparas apócrinas decorrente de uma predisposição pessoal e que pode ser agravado por infecção. A doença ocorre nas axilas, regiões perianal e pubiana, virilhas e mamas. Caracteriza-se por um nódulo vermelho e doloroso, parecendo um furúnculo.

É o suor excessivo e acontece quando as glândulas sudoríparas são hiperfuncionantes. Pode decorrer de diferentes causas, como fatores emocionais, hereditários ou doenças.

Diferentes regiões do corpo podem ser acometidas pela hiperidrose: axilas, palma das mãos, sola dos pés, rosto, cabeça e virilha. Há vários tratamentos, incluindo a aplicação de toxina botulínica.

O Lúpus Eritematoso é uma doença auto-imune, ou seja, uma alteração do sistema imunológico que passa a produzir anticorpos contra as próprias células, provocando inflamação e danificando os órgãos, entre eles, a pele. A luz solar pode provocar o surgimento ou agravar as lesões cutâneas. Além de acometer a pele, o Lúpus pode ser sistêmico, gerando complicações em vários órgãos.

São infecções causadas por fungos que atingem a pele, o cabelo e as unhas. Podem se apresentar de várias formas, dependendo o local acometido. Podem ser superficiais, como manchas na pele, ou as que surgem nas unhas, ou, até mesmo, profundas e sistêmicas, no caso de pacientes com baixa imunidade. Micoses são altamente contagiosas. O diagnóstico é clínica, mas às vezes precisa de exame micológico direto, cultura para fungos e biópsia.

Doença da pele crônica, cíclica e não contagiosa. Sua causa é desconhecida, mas pode estar relacionada ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética.

É frequente a associação da psoríase com artrite psoriásica, doenças cardiometabólicas, doenças gastrointestinais, alterações psiquiátricas e câncer. Há vários tipos de psoríase, sendo identificada e classificada pelo dermatologista, assim podendo indicar o tratamento adequado.

Doença da pele crônica, cíclica e não contagiosa. Sua causa é desconhecida, mas pode estar relacionada ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética.

É frequente a associação da psoríase com artrite psoriásica, doenças cardiometabólicas, doenças gastrointestinais, alterações psiquiátricas e câncer. Há vários tipos de psoríase, sendo identificada e classificada pelo dermatologista, assim podendo indicar o tratamento adequado.

É uma irritação cutânea caracterizada por lesões avermelhadas e levemente inchadas, como vergões, que aparecem na pele e coçam muito. A urticária aparece em surtos, podendo surgir em qualquer período do dia ou da noite, durando horas e desaparecendo sem deixar marcas na pele. Ao longo da vida, uma em cada cinco pessoas terá pelo menos um episódio de urticária. O tratamento dermatológico será contínuo nos casos de urticária crônica, que é quando os sintomas duram por seis semanas ou mais.

Verrugas são proliferações benignas da pele causadas pelo papilomavírus humano (HPV). Podem ser transmitidas por contato direto ou indireto e geralmente não doem (exceto as plantares, popularmente conhecidas como “olho de peixe”.  Há vários tratamentos feitos no consultório, como cauterização química, elétrica e crioterapia.

É uma doença caracterizada pela perda de coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele). A doença não é contagiosa.