Apesar de ser uma doença crônica e sem cura, a boa notícia é que existe tratamento, com objetivos de controle das lesões e melhora da qualidade de vida.
A escolha do tratamento da psoríase depende da gravidade da doença e do histórico do paciente, portanto isso será planejado no decorrer das consultas.
Entre as principais opções de tratamento temos:
– Tratamentos tópicos: são aplicados sobre a pele, como cremes, pomadas, loções e soluções. Algumas pessoas respondem bem, sendo utilizados geralmente nos casos mais leves e localizados. Podem ser associados a outros tratamentos.
– Fototerapia: a luz ultravioleta (UV) natural do sol e a luz UV artificial (UVB ou UVA associada a medicação) podem ser usadas no tratamento da psoríase. Mas sempre indicada e acompanhada pelo médico, pois o excesso de sol pode trazer riscos, como câncer de pele e piorar os sintomas da psoríase.
– Tratamentos sistêmicos: podem ser prescritos para casos moderados a graves de psoríase, por via oral ou injetáveis. Fazem parte deste grupo de tratamento os imunomoduladores, imunossupressores e os medicamentos biológicos.
Existem diversos tratamentos aprovados no Brasil e o dermatologista vai indicar o mais adequado a cada caso!