PSORÍASE: COMO USAR A MAQUIAGEM A SEU FAVOR?

Não é o mais comum a psoríase afetar o rosto. Mas quando isto acontece é mais comum acometer a região superior da testa, acima das sobrancelhas, das pálpebras e até dos lábios. Portanto, a maquiagem pode ser uma aliada na vida de quem sofre com as lesões de psoríase.

A boa notícia é que a maquiagem usada com moderação pode ajudar a neutralizar a aparência e a vermelhidão das lesões de psoríase. 

Prepare sua pele corretamente: antes de aplicar qualquer cosmético para disfarçar suas lesões, o hidratante é obrigatório. Manter a pele hidratada pode minimizar descamação e vermelhidão, e ainda ajuda a maquiagem a ficar mais suave e durar mais tempo. O dermatologista vai indicar o hidratante adequado à sua pele.

Prefira maquiagem líquida: escolha cosméticos à base de líquidos em vez de cosméticos à base de pó, que podem secar e acentuar a descamação da pele. Além disso, procure produtos sem perfume, hipoalergênicos, com menor probabilidade de irritar a pele.

Saiba o tom da sua pele: para uma aparência mais natural e uma boa cobertura, verifique a cor da base e do corretivo que combinam com o tom da sua pele. Se tiver manchas na pele de diferentes tons, umas mais brancas ou outras mais vermelhas, é bom escolher duas cores diferentes. Procure lojas onde você possa testar antes de comprar.

Atenção: Pincéis adequados –  use um pincel sintético para aplicar maquiagem nas áreas afetadas pela psoríase – é mais suave do que com as pontas dos dedos ou com uma esponja.

Algumas dicas de ouro:

  1.  Simples é melhor: maquiagem carregada apenas torna as áreas afetadas mais salientes e também tende a chamar mais atenção para o seu rosto.
  2. Proteção solar: escolher um protetor solar com cor pode ser uma boa alternativa.
  3. Valorize o seu rosto: se você quiser desviar o olhar das pessoas dos pontos afetados, dê a eles outra coisa para focar. Experimente sombras, rímel e tons de batom coloridos para destacar essas partes.
  4. Sem brilho: glitters e brilho geralmente não são recomendados por dermatologistas, pois podem irritar a pele.
  5. Limpe o rosto: sua pele precisa descansar, jamais dormir com maquiagem!!!
  6. Remoção da maquiagem: produtos com álcool podem prejudicar muito. Prefira os cremes ou soluções de remoção de maquiagem para peles sensíveis e evite esfoliantes que podem irritar ainda mais a pele.

Ficou com vontade de se maquiar? Mas lembre-se:

  • Se você estiver com lesões abertas, aguarde a cicatrização antes de aplicar a maquiagem.
  • O que funciona para a pele de uma pessoa pode irritar a pele de outra. Tente primeiro testar os produtos em uma pequena área não afetada pela psoríase.
  • Se um produto causar queimadura, picada, coceira ou irritação, pare de usá-lo imediatamente e converse com o seu ou dermatologista.

Lembre-se sempre de conversar com seu dermatologista sobre os produtos que você pretende utilizar. E é fundamental estar com a doença controlada antes de pensar em maquiagem.

Compartilhe

Outras Especialidades

Estética

Ultrassom Microfocado

O ultrassom microfocado é um tratamento que promove lifting facial de forma não invasiva e não cirúrgica. Essa tecnologia utiliza o calor para promover a

Blog

Vitamina C

A vitamina C é um ativo muito usado na dermatologia. Aqui vão 6 motivos que me fazem gostar muito dela! 1- A vitamina C contribui

clínica

Hidradenite

É um processo inflamatório que atinge as glândulas sudoríparas apócrinas decorrente de uma predisposição pessoal e que pode ser agravado por infecção. A doença ocorre

clínica

Hiperidrose

É o suor excessivo e acontece quando as glândulas sudoríparas são hiperfuncionantes. Pode decorrer de diferentes causas, como fatores emocionais, hereditários ou doenças. Diferentes regiões

Blog

Acne X LIP

Você sabia que a Luz Intensa Pulsada (LIP) pode ser uma aliada no tratamento da acne?A LIP sempre foi excelente para vários tratamentos, como na

Estética

Bioestimuladores

Bioestimuladores de colágeno são substâncias injetáveis que provocam a produção de colágeno tipo 1, responsável pela firmeza e elasticidade da pele. Os resultados vem a

Especialidades

A área estética na dermatologia é chamada de cosmiatria, com o objetivo de cuidar da beleza por meio de tratamentos e procedimentos, de forma ética e profissional.

A dermatologia clínica é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das enfermidades relacionadas à pele e aos anexos cutâneos.

Área da dermatologia especializada em procedimentos diagnósticos, cirúrgicos, estéticos e oncológicos com o objetivo de prevenir, restaurar e manter a saúde da pele, cabelo e unhas.