PSORÍASE: COMO USAR A MAQUIAGEM A SEU FAVOR?

Não é o mais comum a psoríase afetar o rosto. Mas quando isto acontece é mais comum acometer a região superior da testa, acima das sobrancelhas, das pálpebras e até dos lábios. Portanto, a maquiagem pode ser uma aliada na vida de quem sofre com as lesões de psoríase.

A boa notícia é que a maquiagem usada com moderação pode ajudar a neutralizar a aparência e a vermelhidão das lesões de psoríase. 

Prepare sua pele corretamente: antes de aplicar qualquer cosmético para disfarçar suas lesões, o hidratante é obrigatório. Manter a pele hidratada pode minimizar descamação e vermelhidão, e ainda ajuda a maquiagem a ficar mais suave e durar mais tempo. O dermatologista vai indicar o hidratante adequado à sua pele.

Prefira maquiagem líquida: escolha cosméticos à base de líquidos em vez de cosméticos à base de pó, que podem secar e acentuar a descamação da pele. Além disso, procure produtos sem perfume, hipoalergênicos, com menor probabilidade de irritar a pele.

Saiba o tom da sua pele: para uma aparência mais natural e uma boa cobertura, verifique a cor da base e do corretivo que combinam com o tom da sua pele. Se tiver manchas na pele de diferentes tons, umas mais brancas ou outras mais vermelhas, é bom escolher duas cores diferentes. Procure lojas onde você possa testar antes de comprar.

Atenção: Pincéis adequados –  use um pincel sintético para aplicar maquiagem nas áreas afetadas pela psoríase – é mais suave do que com as pontas dos dedos ou com uma esponja.

Algumas dicas de ouro:

  1.  Simples é melhor: maquiagem carregada apenas torna as áreas afetadas mais salientes e também tende a chamar mais atenção para o seu rosto.
  2. Proteção solar: escolher um protetor solar com cor pode ser uma boa alternativa.
  3. Valorize o seu rosto: se você quiser desviar o olhar das pessoas dos pontos afetados, dê a eles outra coisa para focar. Experimente sombras, rímel e tons de batom coloridos para destacar essas partes.
  4. Sem brilho: glitters e brilho geralmente não são recomendados por dermatologistas, pois podem irritar a pele.
  5. Limpe o rosto: sua pele precisa descansar, jamais dormir com maquiagem!!!
  6. Remoção da maquiagem: produtos com álcool podem prejudicar muito. Prefira os cremes ou soluções de remoção de maquiagem para peles sensíveis e evite esfoliantes que podem irritar ainda mais a pele.

Ficou com vontade de se maquiar? Mas lembre-se:

  • Se você estiver com lesões abertas, aguarde a cicatrização antes de aplicar a maquiagem.
  • O que funciona para a pele de uma pessoa pode irritar a pele de outra. Tente primeiro testar os produtos em uma pequena área não afetada pela psoríase.
  • Se um produto causar queimadura, picada, coceira ou irritação, pare de usá-lo imediatamente e converse com o seu ou dermatologista.

Lembre-se sempre de conversar com seu dermatologista sobre os produtos que você pretende utilizar. E é fundamental estar com a doença controlada antes de pensar em maquiagem.

Compartilhe

Outras Especialidades

Blog

Acne aos 30?

Você chegou aos 25 com acne … De repente trintou e ainda tem acne… “Mas não sou mais adolescente, Dr! Por que tenho espinha?”É isso

clínica

Dermatoscopia

A dermatoscopia é uma área da dermatologia, em que é feito um estudo das lesões de pele por meio de um aparelho que consegue aumentar

cirurgia

Lipomas e Cistos

Lipomas são tumores cutâneos benignos compostos por células de gordura maduras. Cisto epidérmico, também conhecido como cisto sebáceo, é um nódulo benigno, que ocasionalmente pode

Blog

Acne x Intestino

O que a nossa pele tem a ver com o sistema gastrointestinal?A resposta é: Tudo!Existe uma teoria que relaciona o eixo intestino-cérebro-pele e mostra como

clínica

Câncer

Câncer de pele é causado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Os tipos mais comuns são os carcinomas basocelulares e

Especialidades

A área estética na dermatologia é chamada de cosmiatria, com o objetivo de cuidar da beleza por meio de tratamentos e procedimentos, de forma ética e profissional.

A dermatologia clínica é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das enfermidades relacionadas à pele e aos anexos cutâneos.

Área da dermatologia especializada em procedimentos diagnósticos, cirúrgicos, estéticos e oncológicos com o objetivo de prevenir, restaurar e manter a saúde da pele, cabelo e unhas.