Blog

Qual a relação da acne com o DIU?
Bastante eficaz como método contraceptivo o sistema intrauterino (SIU), que na verdade nada mais é do que um dispositivo intrauterino hormonal (DIU) com progesterona, tem sido responsabilizado pela piora ou desencadeamento da acne em algumas mulheres .
Sabemos que o SIU usa uma progestina (levonorgestrel) podendo levar a efeitos androgênicos na pele, como aumento da oleosidade e acne em pacientes com predisposição.
Sempre recebo alguma paciente no meu consultório relatando piora da acne com a troca do contraceptivo oral pelo DIU. Mas não é necessário tirar o DIU não! Há várias maneiras de tratar a acne oriunda dos SIUs. O dermatologista pode te ajudar!

Dr Diogo Pazzini
CRM 150149 – RQE 80750

Você chegou aos 25 com acne … De repente trintou e ainda tem acne… “Mas não sou mais adolescente, Dr! Por que tenho espinha?”
É isso que escuto todos os dias no meu consultório. E sempre explico que a Acne da Mulher Adulta (AMA) é uma doença crônica, persistente após a adolescência. Mas alguns casos, em menor porcentagem, podem se iniciar somente na idade adulta.
Diferentemente da acne vulgar, que surge na adolescência e vai embora, a AMA persiste e traz muitas consequências na auto estima das mulheres.
Hoje entendemos que as glândulas sebáceas da pele produzem de forma aumentada hormônios andrógenos, aumentando a oleosidade e levando à cronicidade da acne. Essa revolução no conhecimento mostrou que a AMA, na maioria das vezes, é um problema de alteração da função hormonal da própria pele e não de outros órgãos do organismo. Por isso os ovários funcionam normalmente e os exames de sangue estão normais.
E como toda doença crônica, a acne da mulher adulta precisa de tratamento contínuo! E é possível um controle adequado!

Dr Diogo Pazzini
CRM 150149 – RQE 80750

Muitas mulheres com acne na idade adulta acham que tem “algum problema hormonal” e muitas me perguntam se tem a ver com a síndrome dos ovários micropolicísticos (SOP). Afinal, toda mulher adulta com acne tem SOP? A resposta é: claro que NÃO!!!
Sabemos que apenas uma parcela das mulheres com acne possuem essa síndrome. Ou seja, na maioria delas o problema está na glândula sebácea e não nos ovários!
A SOP é um distúrbio endócrino que provoca alteração nos níveis hormonais (alta produção do hormônio masculino testosterona), levando à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho. Entre suas consequências existe a acne. Mas isso não significa que toda mulher adulta com acne tenha SOP, entenderam?!
E não necessariamente todas as pacientes com acne precisam fazer exames laboratoriais e ultrassonografia, o que importa é uma consulta dermatológica bem detalhada. Em breve trago mais informação!

Dr Diogo Pazzini
CRM 150149 – RQE 80750

Faz tempo que vocês estão me pedindo pra falar especificamente dela né?! Então vamos lá!
A isotretinoína é um tradicional medicamento para tratamento da acne moderada a grave, pápulo-pustulosa ou nódulo-cística e refratária a outros tratamentos, como tópicos e antibióticos orais. Ela é segura e efetiva e seu uso já é feito na acne há quase 40 anos.
Ao longo de todos esses anos pudemos conhecer mais sobre este medicamento e apagar alguns mitos que o cercavam, sendo, portanto, considerada padrão ouro no tratamento da acne.
A isotretinoína tem vários mecanismos de ação e por isso é tão efetiva: diminui a produção sebácea (reduzindo a oleosidade), reduz o tamanho das glândulas sebáceas, desobstrui a saída da secreção, diminui a colonização pela bactéria P. acnes, porque deixa o meio não favorável a ela e reduz o processo inflamatório.
A maioria dos seus efeitos colaterais são leves, geralmente relacionados à secura da pele e mucosas, facilmente controlados.
Devemos lembrar que a isotretinoína é teratogênica e a gestação deve ser evitada durante o tratamento e 1 mês após o término. No caso dos homens, não afeta os espermatozoides e nem o desenvolvimento do embrião.
A taxa de cura é alta, em torno de 65%. Para garantir eficácia e redução de efeitos colaterais, o dermatologista faz uma consulta detalhada e exames laboratoriais são solicitados antes e no decorrer do tratamento.
Uma dica interessante é que a isotretinoína precisa ser tomada junto à refeição, pois ela precisa de gordura (lipídeos) para ser absorvida. Então não adianta tomar em jejum, hein!
O uso deste medicamento é feito com a indicação correta e o acompanhamento de um médico dermatologista.

Dr Diogo Pazzini
CRM 150149 – RQE 80750

Uma nova modalidade de tratamento coadjuvante da acne é o uso dos light emiting diodes (LEDs). O uso desta tecnologia é um aliado ao tratamento da acne, que até então era feito apenas com medicamentos.
A luz azul é indicada para o tratamento da acne por sua ação bactericida, reduzindo a população do Cutibacterium acnes, sendo a mais utilizada.
A luz vermelha tem ação anti-inflamatória. Ambas não tem contraindicação. São seguras e podem ser combinadas ao tratamento medicamentoso, obtendo assim maiores resultados.
Também melhora as manchas causadas pela acne! Eu sempre costumo indicar pra fazer as sessões aqui no consultório e tenho percebido excelentes resultados.

Dr Diogo Pazzini
CRM 150149 – RQE 80750

É com grande alegria que compartilho com vocês a aprovação do meu projeto e minha inserção no doutorado da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (Unifesp/EPM). Um orgulho estar em uma das maiores instituições em pesquisa do Brasil e do mundo.
Tenho consciência de que um doutorado exige de nós muito trabalho, responsabilidade e organização. Todas as grandes descobertas da ciência passaram por uma série de análises, comparações e investigações. E estou disposto a tudo isso, pois o que me motiva na dermatologia, além de poder contribuir na transformação da qualidade de vida de meus pacientes por meio das possibilidades de diagnóstico e tratamento, é atuar na pesquisa e buscar respostas em áreas onde ainda existem lacunas.
A área temática do meu doutorado é a Acne da Mulher Adulta, doença crônica bastante prevalente e um assunto pelo qual sou fascinado. Minha orientadora é a Profª Drª Ediléia Bagatin e meu co-orientador é o Dr Marco Rocha, grandes estudiosos do assunto. Sabemos que ainda há muitas dúvidas na fisiopatologia desta doença e possibilidades terapêuticas a serem descobertas.
A cada passo desta nova jornada irei mantendo vocês atualizados. Temos muito estudo e trabalho pela frente!

Dr Diogo Pazzini
CRM 150149 – RQE 80750

Especialidades

A área estética na dermatologia é chamada de cosmiatria, com o objetivo de cuidar da beleza por meio de tratamentos e procedimentos, de forma ética e profissional.

A dermatologia clínica é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das enfermidades relacionadas à pele e aos anexos cutâneos.

Área da dermatologia especializada em procedimentos diagnósticos, cirúrgicos, estéticos e oncológicos com o objetivo de prevenir, restaurar e manter a saúde da pele, cabelo e unhas.