PSORÍASE: COMO USAR A MAQUIAGEM A SEU FAVOR?

Não é o mais comum a psoríase afetar o rosto. Mas quando isto acontece é mais comum acometer a região superior da testa, acima das sobrancelhas, das pálpebras e até dos lábios. Portanto, a maquiagem pode ser uma aliada na vida de quem sofre com as lesões de psoríase.

A boa notícia é que a maquiagem usada com moderação pode ajudar a neutralizar a aparência e a vermelhidão das lesões de psoríase. 

Prepare sua pele corretamente: antes de aplicar qualquer cosmético para disfarçar suas lesões, o hidratante é obrigatório. Manter a pele hidratada pode minimizar descamação e vermelhidão, e ainda ajuda a maquiagem a ficar mais suave e durar mais tempo. O dermatologista vai indicar o hidratante adequado à sua pele.

Prefira maquiagem líquida: escolha cosméticos à base de líquidos em vez de cosméticos à base de pó, que podem secar e acentuar a descamação da pele. Além disso, procure produtos sem perfume, hipoalergênicos, com menor probabilidade de irritar a pele.

Saiba o tom da sua pele: para uma aparência mais natural e uma boa cobertura, verifique a cor da base e do corretivo que combinam com o tom da sua pele. Se tiver manchas na pele de diferentes tons, umas mais brancas ou outras mais vermelhas, é bom escolher duas cores diferentes. Procure lojas onde você possa testar antes de comprar.

Atenção: Pincéis adequados –  use um pincel sintético para aplicar maquiagem nas áreas afetadas pela psoríase – é mais suave do que com as pontas dos dedos ou com uma esponja.

Algumas dicas de ouro:

  1.  Simples é melhor: maquiagem carregada apenas torna as áreas afetadas mais salientes e também tende a chamar mais atenção para o seu rosto.
  2. Proteção solar: escolher um protetor solar com cor pode ser uma boa alternativa.
  3. Valorize o seu rosto: se você quiser desviar o olhar das pessoas dos pontos afetados, dê a eles outra coisa para focar. Experimente sombras, rímel e tons de batom coloridos para destacar essas partes.
  4. Sem brilho: glitters e brilho geralmente não são recomendados por dermatologistas, pois podem irritar a pele.
  5. Limpe o rosto: sua pele precisa descansar, jamais dormir com maquiagem!!!
  6. Remoção da maquiagem: produtos com álcool podem prejudicar muito. Prefira os cremes ou soluções de remoção de maquiagem para peles sensíveis e evite esfoliantes que podem irritar ainda mais a pele.

Ficou com vontade de se maquiar? Mas lembre-se:

  • Se você estiver com lesões abertas, aguarde a cicatrização antes de aplicar a maquiagem.
  • O que funciona para a pele de uma pessoa pode irritar a pele de outra. Tente primeiro testar os produtos em uma pequena área não afetada pela psoríase.
  • Se um produto causar queimadura, picada, coceira ou irritação, pare de usá-lo imediatamente e converse com o seu ou dermatologista.

Lembre-se sempre de conversar com seu dermatologista sobre os produtos que você pretende utilizar. E é fundamental estar com a doença controlada antes de pensar em maquiagem.

Compartilhe

Outras Especialidades

Estética

Olheiras

Para o tratamento das olheiras é preciso definir, após a avaliação, o seu tipo e as causas (vascularização, manchas/pigmentos, sulco ou flacidez), que, muitas vezes,

Blog

Apaixone-se

O Dia dos Namorados vem aí! Uma data tão especial e que pode ser celebrada de um jeito diferente!Que tal substituir presentes materiais, e que

Blog

Acne X SOP

Muitas mulheres com acne na idade adulta acham que tem “algum problema hormonal” e muitas me perguntam se tem a ver com a síndrome dos

clínica

Micoses

São infecções causadas por fungos que atingem a pele, o cabelo e as unhas. Podem se apresentar de várias formas, dependendo o local acometido. Podem

Estética

Preenchimento de mãos

Você sabia que as mãos “entregam” a idade? Não passar protetor solar no dorso das mãos acaba favorecendo o surgimento da melanose solar (manchinhas castanhas)

Blog

Doutorando

É com grande alegria que compartilho com vocês a aprovação do meu projeto e minha inserção no doutorado da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista

Especialidades

A área estética na dermatologia é chamada de cosmiatria, com o objetivo de cuidar da beleza por meio de tratamentos e procedimentos, de forma ética e profissional.

A dermatologia clínica é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das enfermidades relacionadas à pele e aos anexos cutâneos.

Área da dermatologia especializada em procedimentos diagnósticos, cirúrgicos, estéticos e oncológicos com o objetivo de prevenir, restaurar e manter a saúde da pele, cabelo e unhas.