Doenças inflamatórias imunomediadas x covid-19

Diante das dúvidas de alguns pacientes venho trazer informações que foram elaboradas pelas: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e Grupos de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB).

Na dermatologia em algumas patologias, como na psoríase moderada ou grave, os pacientes, muitas vezes, utilizam drogas imunossupressoras no tratamento. A psoríase é uma doença inflamatória sistêmica, imunomediada, caracterizada pela presença de placas eritematodescamativas na pele, com alteração também no couro cabeludo e nas unhas. Múltiplas comorbidades estão relacionadas à psoríase, como artrite psoriásica, síndrome metabólica, doenças inflamatórias intestinais, quadros psiquiátricos, entre outras.

São consideradas medicações imunossupressoras: corticoides (prednisona, prednisolona), metrotexate, leflunomide, ciclofosfamida, azatioprina, ciclosporina, micofenolato mofetila, imunobiológicos (infliximabe, adalimumabe, etanercepte, golimumabe, certolizumabe, rituximabe, tocilizumabe, guselcumabe, vedolizumabe), e inibidores de JAK (tofacitinibe, baricitinibe, upadacitinibe).

Não existem informações suficientes sobre o efeito do uso destas medicações, até o momento, em uma possível infecção pelo 2019-nCoV. Por esta razão, todo paciente em uso de imunossupressores deve ser orientado a entrar em contato com seu médico assistente, caso apresente sintomas como tosse persistente, febre e falta de ar, a fim de receber orientações de como proceder em relação a suas medicações. 

Não existe nenhuma evidência de que interromper o imunossupressor tenha qualquer efeito protetor contra a infecção pelo 2019-n-CoV. Pacientes em uso de imunossupressores ou imunomoduladores devem manter seu tratamento regularmente até recomendação em contrária dos seus médicos.

As medidas de prevenção devem ser tomadas, assim como para a população em geral, de forma já comentadas neste site. Qualquer dúvida entrar em contato com a clínica.

Dr Diogo Pazzini
CRM 150149 – RQE 80750

Compartilhe

Outras Especialidades

Blog

Dermafolia! O Carnaval vem aí!

Está chegando o Carnaval! Época de diversão, folia e música! Mas…Cuidado! A pele, o cabelo e os pés podem sofrer muito com esta época do

cirurgia

Cauterização Elétrica

Eletrocauterização é um procedimento cirúrgico destrutivo. Utilizada para retirar alguns tipos de cânceres de pele, ou também lesões benignas da pele, como hiperplasias sebáceas e

cirurgia

Lipomas e Cistos

Lipomas são tumores cutâneos benignos compostos por células de gordura maduras. Cisto epidérmico, também conhecido como cisto sebáceo, é um nódulo benigno, que ocasionalmente pode

Estética

Olheiras

Para o tratamento das olheiras é preciso definir, após a avaliação, o seu tipo e as causas (vascularização, manchas/pigmentos, sulco ou flacidez), que, muitas vezes,

Estética

Lasers

Lasers e Luz Intensa Pulsada são tecnologias em que fontes de energia são geradas com diversas finalidades: clareamento de manchas (melanose solar), vermelhidão e vasinhos

Psoríase

SEXO X PSORÍASE

Relacionamentos já são complicados por si só, não é mesmo? Quando se trata então de psoríase e…

Especialidades

A área estética na dermatologia é chamada de cosmiatria, com o objetivo de cuidar da beleza por meio de tratamentos e procedimentos, de forma ética e profissional.

A dermatologia clínica é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das enfermidades relacionadas à pele e aos anexos cutâneos.

Área da dermatologia especializada em procedimentos diagnósticos, cirúrgicos, estéticos e oncológicos com o objetivo de prevenir, restaurar e manter a saúde da pele, cabelo e unhas.